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Como Aliviar o Estresse com esses 7 Métodos Científicos


O estresse é algo que todo mundo sente uma vez ou outra, mas para algumas pessoas, é um problema diário. Aprenda como aliviar o estresse através desses métodos científicos.



O estresse não é apenas extremamente prejudicial para a mente e o corpo, mas também leva a muitas outras doenças, como hipertensão, problemas cardíacas e diabetes. Além disso, pode levar ao envelhecimento prematuro e enfraquecer seu sistema imunológico .

Nas últimas décadas, o estresse se tornou bastante comum. Segundo uma pesquisa recente, mais de 54% dos brasileiros sentem que precisam reduzir seus níveis de estresse.

7 métodos científicos para aliviar o estresse


Existem muitas maneiras de reduzir o estresse. Algumas pessoas optam por usar pílulas ou medicamentos alopáticos para resolver o problema. Mas antes de você tomar esses medicamentos, verifique alguns desses remédios e dicas naturais que foram comprovadas pela ciência para ajudar a fornecer alívio do estresse.



1. Tente malhar regularmente


O exercício é um método muito eficaz para reduzir e combater o estresse. Quando uma pessoa trabalha, seu corpo, libera hormônios e endorfinas como a dopamina, também conhecido como "hormônio do prazer". Devido à liberação desse hormônio, sentimos uma onda de felicidade e excitação. Isso pode ser muito eficaz para diminuir os níveis de estresse.

Uma coisa importante a lembrar ao trabalhar para gerenciar o estresse é que a moderação é a chave. Quando nosso corpo trabalha demais, ele também libera um hormônio chamado cortisol. O cortisol é conhecido principalmente como hormônio do estresse e pode aumentar seus níveis de estresse. Portanto, tente não se exercitar muito e aumente gradualmente seus exercícios para que seu corpo possa se acostumar com a quantidade de atividade.

2. Evite a privação do sono


A privação do sono é uma das principais causas de estresse. É muito importante que você durma pelo menos 6 a 8 horas todos os dias. Muitas pessoas usam pílulas para ajudá-las a dormir à noite, mas essas pílulas têm efeitos colaterais e seu corpo fica condicionado ao uso dessas pílulas. Portanto, tente evitar pílulas, a menos que necessário.

3. Organize sua agenda


Uma ótima maneira de combater o estresse é organizar sua agenda e criar um cronograma. Muitas pessoas sentem estresse por causa de seus empregos e profissões quando não conseguem cumprir os prazos e realizar suas tarefas a tempo. Criar um cronograma o ajudará bastante a gerenciar seu tempo adequadamente e reduzirá o tempo que você perde.



Recentemente, um estudo foi realizado pela Universidade de Harvard, no qual 3000 pessoas participaram dos EUA e de outros 29 países. Neste estudo, as habilidades de gerenciamento de estresse dos participantes foram avaliadas pela forma como os participantes concordaram com diferentes técnicas de gerenciamento de estresse. A habilidade de gerenciamento do estresse que foi considerada a mais eficaz pela maioria das pessoas foi planejar e organizar sua vida.

4. Use remédios naturais


Muitos remédios naturais podem combater o estresse. Um estudo descobriu que beber chá preto leva a níveis mais baixos de cortisol pós-estresse e a maiores sentimentos de relaxamento.

Mas se você realmente quer relaxar, considere investir em alguns óleos essenciais. Pesquisadores descobriram que quando estudantes universitários eram instruídos a cheirar óleos essenciais - especificamente camomila, sálvia ou lavanda - eles relataram níveis mais baixos de ansiedade e estresse e melhorias na qualidade do sono e nos níveis de energia.

5. Medite ou comece a praticar yoga


De acordo com muitos estudos e experiências, a meditação é uma técnica muito eficaz de controle do estresse. Meditação e yoga incentivam a utilização de muitas técnicas de relaxamento que podem reduzir significativamente seus níveis de estresse e torná-lo mais calmo e composto. As técnicas de respiração no yoga também são bastante eficazes na redução do estresse.



Um estudo realizado pela Academia de Ciências de Nova York mostrou que certas técnicas nos permitem aliviar o estresse de forma rápida e compassiva. Yoga e meditação ajudarão você a se afastar da agenda ocupada de induzir o estresse do seu trabalho. Eles ensinarão técnicas que realmente o ajudarão a gerenciar seu estresse diário com facilidade.

6. Ouça algumas músicas suaves


Muitos estudos mostram que a música tem um efeito muito positivo nos níveis de estresse de uma pessoa. Atualmente, a música é usada como tratamento terapêutico para muitas doenças mentais e psicológicas. Estudos científicos mostram que ouvir música leve e relaxante pode reduzir a depressão, a ansiedade e o estresse, fazendo com que o corpo libere hormônios como a dopamina.

Além disso, lembre-se de que o tipo de música que você está ouvindo tem muito efeito sobre seus níveis de estresse. Gêneros musicais como heavy metal e EDM hardcore podem realmente aumentar seus níveis de raiva e estresse em vez de diminuí-los. Então, tente encontrar o tipo certo de música; alguma música clássica para ouvir quando você estiver estressado.

7. Tire um tempo de folga


Uma ótima maneira de combater o estresse em sua vida diária é mudar seu estilo de vida por um tempo. Se você estiver sentindo muito estresse, faça uma pausa em sua agenda lotada.

Saia de férias, relaxe e divirta-se. Isso reduzirá seus níveis de estresse significativamente. Também garantirá que você seja mais produtivo quando voltar de férias. Se você não pode pagar grandes férias, sair com seus amigos no fim de semana pode reduzir significativamente seus níveis de estresse.



Você também pode reduzir seus níveis de estresse fazendo pausas simples, assistindo seu filme favorito ou ouvindo sua música favorita. Em palavras simples, não gaste todo o seu tempo trabalhando. Faça pequenas pausas e faça algo divertido como assistir a um vídeo engraçado para refrescar sua mente.

Fazer uma pausa permitirá que você se afaste do estresse do seu trabalho por um tempo; Isso permitirá que você seja mais produtivo no seu trabalho, bem como após o seu intervalo. Boa sorte!


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Autora:
Luciana Costa Luciana Costa é blogueira e escritora. Autodidata aplicada, apaixonada por psicologia, filosofia e gatos. Carioca e flamenguista.

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