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10 Sinais de Baixa Autoestima e 5 Maneiras de Aumentá-la



Se você costuma sentir-se para baixo em relação a você, pode estar com baixa autoestima. Aqui estão alguns dos sinais comuns e algumas dicas para aumenta-la.




Todos experimentam sentimentos de dúvida e inadequação em algum momento de nossas vidas. É natural sentir-se para baixo, especialmente quando você está tentando algo novo ou se encontra em uma situação desafiadora. Esses tipos de sentimentos geralmente passam rapidamente e não interferem na conquista de objetivos ou no sucesso da vida.

Do outro lado dessa autoconsciência temporária pode haver algo mais grave. Constantemente sentir como se você não fosse bom o suficiente, ao ponto de nunca tentar nada novo ou nunca correr riscos que poderiam ajudá-lo a ser mais bem sucedido ou mais feliz em sua vida, é chamado de baixa autoestima. E isso, meu amigo, minha amiga, nunca é uma coisa boa.

Se você sofre de baixa autoestima que é resultado de algum trauma em seu passado, ou você simplesmente se encontra fugindo de situações ou pessoas e esperando passar despercebido, há coisas que você pode fazer para superar esses pensamentos nocivos e tornar-se confiante e uma pessoa segura de si como você quer ser. Confira os seguintes sinais de baixa autoestima, veja se os identifica em si mesmo e depois continue lendo para descobrir como dar a volta por cima e assumir o controle.

10 sinais de que você pode estar sofrendo de baixa autoestima



Como eu disse, todos temos duvidas de vez em quando. É natural e está tudo bem. No entanto, se você está perdendo as coisas, porque você simplesmente não tem certeza de que é bom o suficiente, ou você passa muito tempo invejando os outros por seu sucesso e felicidade, mas se sente impotente para fazer por você mesmo, provavelmente você tem baixa autoestima.

A lista abaixo inclui sinais de baixa autoestima para ajudá-lo a identificar o problema para que você possa fazer algo sobre isso. 



# 1. Você se importa demais com o que os outros pensam sobre você. Tudo bem querer apelar para a opinião dos outros. Claro, você quer que todos pensem que você é legal, inteligente, etc. No entanto, quando você gasta mais tempo se preocupando com o que os outros pensam de você em vez de se deixar ser feliz, é um problema.

Esse tipo de comportamento, muitas vezes, leva você a fazer coisas que você normalmente não faria, ou faz com que você mantenha seus pensamentos para si mesmo, porque se preocupa de não coincidir com as opiniões dos outros.

# 2. Você sempre se compara com todos os outros. Seja ou não motivo para se comparar, você faz isso. Mais frequentemente do que imagina, em sua mente, você nunca está satisfeito. Constantemente compara-se com os outros, e sempre encontrar falhas em si mesmo, pode prejudicar seu ego já frágil.

# 3. Você tem uma postura fraca. Você anda desleixado. Você não tem uma boa postura, não anda de cabeça erguida, dando a impressão de que você não está orgulhoso de si mesmo. A maioria das pessoas não presta muita atenção à sua postura, mas acredite em mim, outras pessoas percebem e faz a diferença.

# 4. Elogios deixa você desconfortável. Quando alguém lhe dá um elogio genuíno, isso faz com que você se envergonhe. Você se sente desconfortável e não sabe como responder. Você tende a negar elogios direcionados para você assim que são feitos.

# 5. Você joga a toalha com muita rapidez. Sua falta de confiança faz você parar de se esforçar para atingir seus objetivos antes de começar. Em sua mente, você sente que não é digno de alcançar o sucesso, então por que se incomodar? Alguém, provavelmente, será mais qualificado, é o que você pensa.

# 6. A crítica construtiva parece um ataque pessoal. Quando seu chefe vem até você com uma sugestão para melhorar seu trabalho, você sente como se estivesse sendo injustiçado. Você só sabe pensar que será mandado embora porque você não sabe fazer nada certo. Se seu melhor amigo lhe disser que seu vestido amarelo não é realmente tão bonito em você e sugere que você use o azul, seus sentimentos ficam feridos e as lágrimas enchem seus olhos.

# 7. Você finge que tudo está bem, mesmo quando não está. Você acha mais fácil simplesmente fingir que tudo está bem, e você quase nunca expressa sua opinião - mesmo quando você discorda - para evitar conflitos e apaziguar os outros. 



# 8. Você pede desculpas o tempo todo. Você sente como se tivesse que pedir desculpas por tudo. Quase tudo o que sai da sua boca - e praticamente tudo o que você faz - é motivo de um pedido de desculpas, não importa com quem você esteja ou o que está fazendo.

# 9. Você não consegue tomar decisões, mesmo com as decisões mais simples. Você tem dificuldade em tomar uma decisão sólida sobre qualquer coisa. Qual alimento você deve comer? De que cor você deve pintar seu banheiro? Mesmo quando você, finalmente, consegue tomar uma decisão, muitas vezes você muda de ideia várias vezes, esperando que outra pessoa tome uma decisão por você.

# 10. Você fica emotivo e faz os outros se sentirem mal. Embora geralmente não seja uma ação consciente, ficar emotivo e fazê-los sentir-se mal é, muitas vezes, resultado de baixa autoestima. Se você também gosta de observar as pessoas mais fracas do que você se condoerem, porque você as menospreza ou as aborrece, é provável que você sofra de baixa autoestima. Passar suas próprias inseguranças para os outros é um sinal clássico.

5 maneiras de aumentar sua autoestima



Tudo não está perdido se você tiver baixa autoestima. Na verdade, é bastante fácil aumentar sua confiança para ser mais feliz e se tornar mais bem sucedido na vida. Leia mais para descobrir como.

# 1. Ajude os outros. O ato de ajudar os outros, em vez de colocá-los para baixo, pode realmente mudar a maneira como você se vê. Oferecer uma mão amiga também dá aos outros uma razão para procurar você. Você se sentirá melhor sobre si mesmo mais rápido do que descontar nos outros.

# 2. Aceite elogios sem julgamento. Na próxima vez que alguém lhe der um elogio, aceite-o imediatamente com um sincero "obrigado". Não se pergunte a si mesmo se você merece ou não. Apenas aceite o fato de alguém pensar que você faz e é isso. Se você parar de se revirar em dúvidas cada vez que alguém diz algo legal sobre você, você rapidamente passará a ter a mesma conclusão automaticamente.

# 3. Pare de pedir desculpas por cada pequena coisa. Dizer "Me desculpe?" é importante quando comete uma falha ou faz algo errado. Não é algo que você diz quando um colega de trabalho pede emprestar uma caneta e você não tem uma. Também não é algo que você diz quando o seu melhor amigo não concorda com sua posição sobre o controle de armas. Deixe os pedidos de desculpas para situações que realmente exigem pedi-las.

# 4. Perceba que não há comparação entre você e qualquer outra pessoa. Há muitas variáveis ​​não vistas em jogo quando você se compara com outras pessoas. Mesmo que você tenha algo em comum com alguém, pode haver coisas na vida dessa pessoa que você não conhece.



Tenha em mente que a grama não é sempre mais verde do outro lado da cerca, e se concentre nas coisas que você conhece e pode controlar sobre você. Há uma razão pela qual todos são diferentes. O mundo seria um lugar muito chato se fôssemos todos iguais.

# 5. Experimente afirmações positivas. Aumentar a sua baixa autoestima não vai acontecer durante a noite. Além de tomar as medidas proativas listadas acima, você deve se capacitar para pensar de forma diferente. As afirmações positivas funcionam bem para isso. Fique de frente para um espelho todas as manhãs e recite mensagens positivas e edificantes para si mesmo. Diga coisas como:

- "Eu sou amado e minhas opiniões são importantes".

- "Estou no controle, e posso tomar minhas próprias decisões".

- "Eu sou linda / bonita / bonita".

- "Eu sou uma pessoa gentil e adorável".

Seja qual for a situação, converta-a em uma afirmação positiva, olhe-se nos olhos e diga. Você precisa ouvir isso de seus próprios lábios que você é uma pessoa digna e capaz.

A baixa autoestima pode limitar a sua capacidade de sucesso em todos os aspectos da sua vida, desde alcançar uma promoção até conseguir o primeiro encontro amoroso. Se você não se sentir confiante em si mesmo, outros também não terão confiança em você.

Identifique os sinais de alerta de baixa autoestima e, em seguida, siga as dicas acima para mudar a maneira como você se vê para melhor.


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Sobre Luciana Costa

Blogueira, escritora, life coach e coach de relacionamentos. Autodidata aplicada, amo psicologia e filosofia. Gosto de aprender, gosto de ensinar, gosto de ajudar.