Como Vencer a Timidez e a Fobia Social Usando o Celular - Youper

Estima-se que cerca de 10%  a 15% da população mundial, em algum momento, irá cumprir os critérios para o transtorno de ansiedade social ou fobia social. O número de adultos que lutam com timidez excede em muito esse número. Felizmente, existem algumas estratégias eficazes para superar a timidez e ansiedade social e ganhar confiança.

A fobia social, também chamada de Transtorno de Ansiedade Social, é um transtorno de ansiedade caracterizado por ansiedade esmagadora e autoconsciente excessivo em situações sociais cotidianas. Pessoas com fobia social tem um medo persistente, intenso e crônico de estar sendo observado e julgado por outros e de ser envergonhado ou humilhado por suas próprias ações. O medo pode ser tão grave que interfere com o trabalho, escola ou outras atividades. Embora muitas pessoas com fobia social reconhecem que seu medo de estar perto de pessoas podem ser excessivo ou irracional, elas não são capazes de superá-lo. Elas muitas vezes se preocupam por dias ou semanas antes de uma situação temida. Além disso, elas muitas vezes experimentam baixa autoestima e depressão.[trecho de Fobia Social - O que é?]

Quais são os sintomas?


- O medo de uma ou mais situações sociais ou de desempenho, se a pessoa é exposta a pessoas desconhecidas . E o indivíduo teme que ela vai se comportar de uma maneira que cause constrangimento

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A exposição a situações sociais provoca intensa ansiedade

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O nível de ansiedade é reconhecido pelo indivíduo como excessiva

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A situação temida deve ser evitada  ou suportadas com ansiedade e angústia

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A esquiva, antecipação ansiosa ou sofrimento interfere significativamente com o funcionamento social, acadêmico ou ocupacional da pessoa



7 dicas para superar a Timidez e a Fobia Social


1. Agir com confiança.

A confiança vem através da ação, aprendizagem, prática e maestria. Lembra quando você aprendeu a andar de bicicleta? Foi terrível no começo, mas depois que você decidiu tentar, você o fez e se sentiu confiante. A confiança social funciona da mesma maneira.

Sensação de ansiedade não é o problema; evitar interações sociais é o problema. Elimine a evasão e você vai superar a sua ansiedade.

2. Envolva-se.

Isto significa participar de uma conversa na fila do caixa e falar com estranhos em bares, lojas, eventos esportivos e etc. Além disso, aborde aquela pessoa a quem você está atraído romanticamente. Fale com ela. Peça-lhe para sair, ir ao cinema, jantar fora, etc.

A vida é curta. Quem se importa se você começar sendo rejeitado? Há sete bilhões de pessoas neste planeta. Você não gostará ou será apreciado por todos eles. Aproveite algumas chances e vai lá  conhecer novas pessoas!

3. Tente coisas novas, mesmo que te deixe ansioso.

Junte-se a um clube, um time de futebol ou um curso de teatro. Comece um novo projeto, assuma uma tarefa difícil no trabalho ou aprender uma nova habilidade. Faça algo para sair da sua zona de conforto. 
Parte do trabalho de superar a timidez é o desenvolvimento da confiança em várias áreas de sua vida e não deixar a ansiedade, o medo do fracasso, medo de rejeição ou medo de humilhação entrar em seu caminho. Ao praticar novas atividades, você estará enfrentando o medo do desconhecido e aprendendo a lidar com a ansiedade de forma mais eficaz.

4. Fale.

Comece a praticar dando palestras ou apresentações e contando piadas ou histórias sempre que tiver oportunidade. Seja mais falante e expressivo em todas as áreas de sua vida. Se você está no trabalho, com amigos, com estranhos ou andando pela rua, você pode praticar a fala mais abertamente. Deixe que sua voz e as suas ideias sejam ouvidas.

Pessoas confiantes não estão preocupadas com o fato de que todo mundo vai gostar do que elas têm a dizer. Elas falam o que pensam porque querem compartilhar, envolver e conectar-se com outras pessoas. Você pode fazer isso também. Ansiedade e timidez não são motivos para ficar quieto.



5. Seja sensível.

Um medo de ser julgado contribui para a ansiedade social e timidez. A única maneira de superar esse medo é fazer-se sensível. Faça isso com as pessoas que estão perto e que pode confiar. Você pode perceber quanto mais você fizer isso, quanto mais próximo você se sentir dos outros, terá mais prazer e significa que você terá mais dessas relações. Isto levará a um aumento da confiança em si mesmo e nas interações sociais.

Ser sensível exige a disposição de deixar que outros vejam o verdadeiro você. Tenha orgulho de quem você é. Ser genuíno e humilde será, muitas vezes a qualidade que os outros vão mais apreciar em você.

6. Pratique exibindo a linguagem corporal confiante.


Faça contato visual ao falar com alguém. Ande com a cabeça erguida. Projete sua voz de forma clara e eficaz. Aperte as mãos. Dê abraços. Mantenha-se em estreita proximidade com os outros. [Leia mais em: Aprendendo a Identificar Expressões Corporais e Faciais]

7. Esteja atento.

A atenção foi definida simplesmente como consciência. Acorde. Esteja atento a todos os seus pensamentos, sentimentos, sensações e memórias em um dado momento. Não há nenhuma parte da sua experiência em que você tem que correr, escapar ou evitar. Aprenda a apreciar a si mesmo e o mundo ao seu redor, incluindo aqueles pensamentos e sentimentos "de pânico", e apenas observe sem julgamento.

Quando você está totalmente presente no momento, você vai perceber que as interações sociais não são algo que você precisa evitar. Você terá um desempenho melhor porque você está realmente prestando atenção à conversa e as pistas em seu ambiente. Com a prática, você pode continuamente incorporar e melhorar suas habilidades sociais que você aprendeu com o mundo ao seu redor, em última análise, fazendo você se sentir mais confiante. 

Tratamento





Vencendo a Timidez e a Fobia Social Através do Celular 


Recentemente conheci um aplicativo de celular que tem ajudado milhares de pessoas a superarem a timidez e a fobia social. O nome desse aplicativo é o YOUPER.

O Youper une neurociência, design e tecnologia para entregar uma solução inédita e disruptiva. Nas palavras de seu criador, o médico psiquiatra José Hamilton:


“O Youper é mais do que um aplicativo para ansiedade social, é uma plataforma digital para dar poderes ao indivíduo para conquistar seus objetivos de sentir mais confiança e menos ansiedade em situações sociais” 

Ao acessar a plataforma usando o aplicativo, o usuário se vê em uma jornada para encontrar ele mesmo, mas só que em sua versão super.

A jornada é composta para uma sequencia de atividades interativas e auto guiadas. As atividades são personalizadas de acordo com os objetivos de cada usuário, por isso, não existem duas jornadas iguais.

Uma das atividades mais divertidas são os Desafios, onde a plataforma propõe que a pessoa enfrente situações para melhorar suas habilidades sociais e ganhar confiança.

“Existe um segredo para vencer a ansiedade social. Este segredo é enfrentar os próprios medos. Fugir só piora as coisas. Mas como enfrentar? Nós sabemos como é difícil transpor essa barreira, por isso, desenvolvemos uma metodologia única e original para conquistar os Desafios. Estamos transformando o frio na barriga em motivação para melhorar”, complementa José Hamilton.


Assistam ao video de apresentação:



A plataforma vai realmente além de um simples aplicativo. Parece, na verdade, que são muitos aplicativos reunidos na forma de uma jornada de evolução pessoal. A medida que o usuário avança, novas técnicas são aprendidas, novas ferramentas são liberadas e você tem a sensação de que está mais perto de tornar-se super. 

O app está disponível para Android e IOS: http://www.youper.co/start-now

Experimente  e deixe seu comentário contando como está sua jornada para vencer a timidez!

Estou me esforçando ao máximo para ajudar a melhorar os relacionamentos das pessoas. Mas não posso fazer isso sozinha. Você gostou desse texto e te ajudou de alguma forma? Compartilhe!!! Outras pessoas podem gostar também! Esse blog se mantém através da venda de ebooks. Se você acha que vale continuar com esse trabalho, ajudando quem acessa esse espaço, Clique AQUI. Além de adquirir materiais de qualidade, você estará me ajudando a manter esse blog. Obrigada!!!!

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Sobre Luciana Costa

Blogueira e escritora independente. Sou amante da literatura e das artes. Também amo minha liberdade, minha família, meus amigos. Gosto de aprender e gosto de ensinar.

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