5 Maneiras Poderosas para Libertar-se da Negatividade

"Eu sei que a minha negatividade me mata, então por que eu penso assim?"

Vocês não acreditariam se soubessem de quantos e-mails já recebi com a mesma pergunta. Felizmente, tenho a resposta.

Ao longo da última década tenho ouvido e ajudado pessoas que estavam lutando com várias formas de negatividades, se auto infligindo, e aprendi muito, ajudando-as a mudar seus pensamentos negativos.

Pensar "o pior", esperar o fracasso e a traição catastrófica, ver problemas onde outros não veem e até mesmo ver coisas boas como coisas ruins - tudo transmite uma espécie de apólice de seguro emocional: "Se eu esperar o pior, então eu não vou ficar desapontado quando isso acontecer."

Você pode se identificar de alguma forma?

Outra armadilha do pensamento negativo que pode mexer com a gente é a síndrome do "eu te avisei". Algumas pessoas preferem sentirem-se importantes por terem provado estarem certas em suas previsões negativas do que verem as coisas boas acontecem (e, portanto, estar "errado").

Antes de eu chegar em como superar a negatividade, aqui está um pensamento: O hábito de pensar negativamente não apenas prevê como provável que alguém está tornar-se deprimido, mas também prevê qual a probabilidade de sofrer de todos os tipos de outras doenças e transtornos mais tarde na vida. Eu não estou sugerindo que o pensamento negativo por si só cria a doença mas, certamente, não ajuda.

Neste post vamos olhar para o que você pode fazer para parar de pensar negativamente. Mas, primeiro, vamos examinar um erro super comum que as pessoas negativas tendem a cometer:

Pessoas negativas são frequentemente orgulhosas de se descreverem como "realistas." Claro, qualquer pessoa que detém uma forte crença, pensa que ela está sendo "realista", exceto os que se envolvem em encontros com OVNIs ou políticos "perfeitamente verdadeiros".

A declaração "ser mais realista" é uma das favoritos dos cínicos em todos os lugares. E, de certa forma, eles estão certos. Mas só porque o Pensamento Negativo faz com que não nos esforcemos ou tentemos fazer alguma coisa com entusiasmo e nos faz desistir mais cedo. Então a própria negatividade influencia nossos resultados. Previsões autorrealizáveis ​​como esta realmente acontecem. Pesquisadores descobriram que até mesmo em alguns casos, o que acreditamos sobre a nossa saúde pode ter mais influência sobre quanto tempo vivemos do que a nossa saúde real.

O que torna tudo isso tão assustador é o fato de que isso significa que pensamentos negativos podem nos atormentar mesmo quando as coisas parecem estar indo relativamente bem. Por exemplo, o pensamento "É bom demais para ser verdade!" rapidamente faz estragos em uma situação positiva. Assim, a minha primeira dica tem a ver com a forma como o pensamento negativo distorce a nossa percepção ...

1. Pare de pensar em extremos.

A vida simplesmente não é preto ou branco - 100% deste ou 100% daquele - tudo ou nada. Pensar em extremos como este é uma maneira rápida de alcançar a miséria, porque o pensamento negativo tende a ver qualquer situação que é menos do que perfeita como sendo extremamente ruim. Por exemplo:

- Melhor pensar que "a tempestade atrasou o meu trajeto do trabalho para casa", do que "isso desperdiçou meu tempo e arruinou a minha noite!"

- Melhor pensar que "meu empreendimento precisará de um tempo para ganhar força", do que "ele nunca vai funcionar e isso vai arruinar completamente o meu futuro financeiro."

- É melhor apenas aceitar o nervosismo de conhecer um novo grupo de pessoas, do que pensar que "Eu sei que essas pessoas não vão gostar de mim."

Pensar em tudo ou nada nos faz perder completamente os tons sutis na vida. Faz-nos ver o futuro em termos de desastres dramáticos, decepções e catástrofes. Claro, desastres ocasionalmente acontecem, mas ao contrário do que você vê no noticiário da noite, a maior parte da vida ocorre em uma área cinzenta entre os extremos da felicidade e da devastação.

O primeiro passo para superar o pensamento negativo não é "apenas ser positivo" de repente, mas é olhar cuidadosamente para os tons de cinza. Digamos que você esteja preocupado com um relacionamento íntimo. Ao invés de pensar: "Isso vai acabar  em dois corações partidos, eu sei que vai" ou mesmo: "Vai ser absolutamente perfeito", experimente pensar: ​​"Eu sei que pode haver grandes momentos, bons momentos e momentos não tão bons, mas vamos trabalhar juntos, respeitar um ao outro e dar ao nosso relacionamento uma oportunidade justa antes de tirar conclusões. "

2. Pare com o excesso de generalizar o negativo.

Pergunte a si mesmo: "Se algo negativo acontece inesperadamente, eu o generalizo? Eu vejo como se

aplicasse em tudo e de forma permanente, ao invés de compartimenta-lo a um lugar e tempo? "

Por exemplo, se alguém furar com você num encontro, você espalha a negatividade além dessa pessoa, tempo e lugar, dizendo-se: "Os relacionamentos sempre nunca dão certo para mim"? Se você falhar em um exame, você diz para si mesmo: "Bem, eu não passei nesse exame; Eu não estou feliz com isso, mas eu vou estudar mais na próxima vez"? Ou você simplesmente generaliza para si mesmo dizendo que você "não é inteligente o suficiente" ou que é "incapaz de aprender"?

E isso leva-nos perfeitamente para o próximo ponto ...
3. Pare de minimizar o positivo.

O pensamento negativo nos impede de ver e experimentar resultados positivos, mesmo quando estes acontecem muitas vezes. É como se houvesse uma tela mental especial filtrando todos os aspectos positivos e apenas deixando entrar dados que confirmam o "viés negativo". Ampliar contratempos e minimizar sucessos leva à desmotivação e à miséria a longo prazo. Entenda isso.

Adquira o hábito de ver contratempos como experiências de aprendizagem temporários e específicos, em vez de infortúnios permanentes e profundos. Todos nós tendemos a encontrar o que procuramos na vida. Se você está pensando negativamente sobre uma pessoa, por exemplo, adquira o hábito de equilibra-lo com um pensamento positivo sobre ela: "Ela é tão egoísta" ... mas você pensa, "para ser honesto, ela foi útil quando meu carro quebrou no ano passado ... e ela tem um bom senso de humor ...". O lado positivo está sempre lá em algum lugar, mas você tem que procurar por ele.

4. Pare de olhar para os sinais negativos dos outros.

Muitas vezes nós tiramos conclusões precipitadas, só para causar em nós mesmos, e nos outros, frustrações desnecessárias, mágoa e raiva. Se alguém diz uma coisa, não assuma que ele quer dizer outra coisa. Se ele disser nada, não assuma que o seu silêncio tem alguma coisa escondida ou conotação negativa.

Pensar negativamente conduzirá inevitavelmente a interpretar tudo o que outra pessoa faz como sendo negativo, especialmente quando você não tem certeza sobre o que a outra pessoa está pensando. Por exemplo, "Ele não ligou, então ele não deve querer falar comigo", ou, "Ela só disse que está tudo bem, mas ela realmente não queria dizer isso."

Atribuir significado a uma situação antes de você ter toda a história torna-o mais propenso a acreditar que a incerteza que você sente (com base na falta de saber) é um sinal negativo. Por outro lado, adiando a atribuição do significado a uma história incompleta é essencial para superar o pensamento negativo. Quando você pensar mais positivamente, ou simplesmente mais claramente sobre os fatos, você vai ser capaz de avaliar todas as razões possíveis que você pode pensar, não apenas as negativas. Em outras palavras, você estará fazendo mais de: "Eu não sei por que ele não ligou, mas talvez ...

... Ele esteja extremamente ocupado no trabalho."
... O seu telefone esteja com um sinal fraco no escritório."
... Ele está simplesmente esperando eu ligar para ele."
... etc.

Você começa a ver as coisas sob um outro prisma. Nenhuma destas circunstâncias são negativas e todas são tão plausíveis quanto qualquer outra explicação possível.

Da próxima vez que você sentir incerto e inseguro, e você se pegar insistindo sobre um problema que não existe, pare e respire fundo. Então diga a si mesmo: "Eu estou preocupado com um problema que só existe em minha mente." Ser capaz de distinguir entre o que você imagina e o que está realmente acontecendo em sua vida é um passo importante para viver uma vida positiva.

5. Pare de fazer regras e expectativas irracionais.

Você deve lidar com o mundo do jeito que está, não da maneira que você quer que ele seja. A vida não está sob nenhuma obrigação de dar-lhe exatamente o que você espera. Na verdade, tudo o que você está procurando irá raramente vir da forma que você está esperando, mas isso não a torna menos maravilhosa.

Pare de forçar as suas próprias expectativas mal interpretadas e de criar regras sobre a vida:

- "Ele estava atrasado, então ele não deve se importar comigo." - Ou talvez ele apenas tenha ficado preso no trânsito.
- "Se eu não puder fazer isso corretamente, então eu não sou inteligente o suficiente." - Ou talvez você só precisa de mais prática.
- "Eu não tive retorno do meu médico, então os resultados dos exames devem ser ruins." - Ou, talvez, o laboratório esteja apenas muito ocupado e seus resultados ainda não estão disponíveis.
- etc.

Inventando regras como estas sobre como a vida deve ser, com base nas suas próprias expectativas teimosas, é uma ótima maneira de manter sua mente presa na sarjeta. Isso não quer dizer que você nunca deve esperar qualquer coisa de si mesmo e dos outros (diligência, honestidade, determinação, etc.), mas sim que as regras que regem as suas expectativas não deve dirigi-lo para conclusões excessivamente negativas.

Se você se sentiu insatisfeito ou desiludido por um resultado, então você estava esperando algo diferente. Em vez de ficar chateado, pergunte-se: "Será que as minhas expectativas foram exigentes demais?" e "Que novas lições eu aprendi?"

O ponto de partida é que você deve ver e aceitar as coisas como elas são, em vez de como você esperava, desejava, ou quisesse que elas fossem. Só porque não saiu como você tinha imaginado, não significa que não é exatamente o que você precisa para ir onde você quer finalmente chegar.

Conclusão

Há uma citação que é muitas vezes creditada a Inácio: "Ore para que Deus cuide de tudo; aja como se tudo dependesse de você. "

Essa é uma maneira forte de viver. Trata-se de usar a sua fé para alimentar a ação positiva, a cada dia.

Isto é o que eu desejo para mim mesmo. E isso é o que eu desejo para você.

Vamos escolher sermos positivos hoje. Juntos. (E estou aqui para ajudar também, se você precisa de mim).

Com que pontos acima você se identificou? O que mais o ajuda a permanecer positivo e motivado em face da negatividade? Deixe um comentário abaixo e compartilhe suas opiniões.

Estou me esforçando ao máximo para ajudar a melhorar os relacionamentos das pessoas. Mas não posso fazer isso sozinha. Você gostou desse texto e te ajudou de alguma forma? Compartilhe!!! Outras pessoas podem gostar também! Esse blog se mantém através da venda de ebooks. Se você acha que vale continuar com esse trabalho, ajudando quem acessa esse espaço, Clique AQUI. Além de adquirir materiais de qualidade, você estará me ajudando a manter esse blog. Obrigada!!!!



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Sobre Luciana Costa

Blogueira e escritora independente. Sou amante da literatura e das artes. Também amo minha liberdade, minha família, meus amigos. Gosto de aprender e gosto de ensinar.

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